Dúvidas

Dúvidas sobre resultados

  • Como pegar meu resultado na net?

    No cadastro que foi entregue ao final coleta constarão o número e a senha. No topo do site, há o Resultados Online, digite os dados nos campos correspondentes e acesse seu resultado. Imprima caso necessário. Os resultados permanecem on line por 30 dias. Depois disso só poderão ser retirados nas Unidades até 5 anos. Não coloque os zeros na frente do número no campo Identificação.

  • Posso pegar meus resultados por telefone ou via fax?

    Sim, desde que tenha a senha em mãos. Resultados de HIV, teste de paternidade e de sexagem fetal, terão que ser retirados no Laboratório.

  • Como pegar nova senha caso tenha perdido?

    Clique no link Recuperação de Senha (consta no menu principal).
    Para exames em geral,entrar em contato com as telefonistas.
    Para HIV e BHCG: terá que vir ao laboratório pegar o exame com a Carteira de Identidade original.

  • Sendo médico ou outro profissional de saúde como posso solicitar o resultado do paciente?

    Solicitar uma senha própria, que dará acesso a todos seus pacientes, com nossas telefonistas ou fazer o cadastro aqui no site para posterior envio da senha. Entrar em contato conosco para solicitar a entrega em consultório. Exames solicitados por outros médicos ou profissionais de saúde não estarão disponíveis para a consulta. Caso queira ser notificado, via e-mail, que os resultados de seus pacientes estão prontos, mande e-mail para francodoamaral@francodoamaral.med.br. Outros casos ligar no laboratório para contato com os médicos.

     

     

  • Quais as formas de laudos, onde posso pegá-los e em que horários?

    As formas de laudo hoje disponíveis são: impressão em papel timbrado e via internet. Não enviamos via e-mail e nem por mensagem de texto no celular.
    Para pacientes é cobrado uma taxa de 5 reais para entrega em casa ou local de trabalho.  Os horários e locais de retirada são os horários de funcionamento das unidades. Veja aqui o horário de funcionamento das unidades

  • Meu resultado pode ficar pronto antes do prazo estipulado?

    Sim, sempre consulte em Resultados Online no topo dessa página.

  • Meu resultado pode ser retirado sem comprovante do exame?

    Não. Se você estiver sem o comprovante de exame, iremos solicitar um documento de identidade para a entrega dos resultados.

Dúvidas sobre exames

  • Por que quando o sangue é coletado o local às vezes fica roxo?

    Isso se chama hematoma: extravasamento de sangue para fora da veia. Ele pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas e delicadas, aspiração com muita pressão, falta de boa compressão no local da punção e pacientes usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue (aspirina, por exemplo).

  • Dói colher exame de sangue?

    Normalmente não, pois o procedimento dura segundos. Mas isso vai depender da sensibilidade de cada paciente.

  • Para quais exames é necessário jejum?

    Os principais exames que necessitam de jejum são o de glicose no sangue (glicemia de jejum) e o de triglícerideos/colesterol. Com a evolução das metodologias em uso, pelo laboratório, para muitos exames não é necessário o jejum obrigatório. Como o número de exames é muito grande sempre se informe aqui no site ou com a central de informações a respeito do jejum.

  • Posso realizar exames estando menstruada?

    Depende. Se o exame for secreção vaginal não é indicado à coleta. Exames de urina devem ser colhidos apenas em caso de extrema necessidade. Nestes casos orienta-se a colocar um tampão vaginal com gaze para o sangue não contaminar a urina. Já algumas dosagens hormonais devem obedecer ao dia do ciclo menstrual indicado pelo médico solicitante.

  • De que forma é feito o exame de gravidez?

    A gonadotrofina corionica humana (BHCG) é dosada no sangue por quimioluminescência em aparelho automatizado. Deve ser coletado com no mínimo dois dias de atraso menstrual para ser válido. Não realizamos este exame na urina. Caso necessário o exame pode ser liberado no mesmo dia. Tire suas dúvidas sobre esse exame Testes para detecção da gonadotrofina coriônica humana (teste de gravidez)).

  • Quanto tempo devo ficar sem ingerir bebida alcoólica antes do exame?

    Para os exames triglicérides e gama glutamil transferase (Gama GT) é necessário pelo menos 72 horas sem ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica.

  • Como é realizado o exame para HIV?

    Aqui no Franco do Amaral além do estipulado pelo Ministério da Saúde realizamos um teste em paralelo ao que foi solicitado, para maior segurança do paciente. Casos não reagentes (dois testes paralelos negativos) são liberados como negativo pra HIV (não tem a doença). Casos reagentes o paciente é chamado para nova coleta e se confirmado a positividade do teste, o paciente é orientado para procurar o médico assistente que solicitará o teste confirmatório (Western Blot ou Imunofluorescência indireta).

  • Qual a validade do teste rápido para o HIV?

    Sendo um diagnóstico de extrema importância o teste rápido deve somente ser usado em acidentes pérfuro cortantes em profissionais de saúde, em gestantes próximas ao parto que não fizeram pré-natal e em locais de difícil acesso.

  • A alimentação pode prejudicar a análise de algum exame?

    Sim. Uma refeição gordurosa próxima ao exame de triglicérides irá falsear o resultado para cima e uma restrição de carboidratos irá falsear, para baixo, o exame de glicemia. Recomendamos manter a dieta habitual por pelo menos 3 dias antes dos exames.

  • Devo suspender minhas medicações para realizar os exames?

    A suspensão de medicações é sempre responsabilidade do médico solicitante. Recomendamos que medicações para Diabetes e para abaixar o colesterol sejam tomadas depois da coleta. Anticonvulsivantes deverão ser tomados logo após a coleta, se possível

  • Posso realizar meus exames no período da tarde?

    Depende do exame. Os exames que tem jejum obrigatório, como curvas glicêmicas, provas funcionais e alguns exames hormonais que obedecem ao rítmo circadiano (relógio biológico) devem ser coletados pela manhã. Porém, os outros exames podem ser coletados no período da tarde, quando o Laboratório tem um número reduzido de pacientes agilizando o processo de cadastro e coleta. Alguns exemplos de exames que devem ser colhidos pela manhã devido ao ritmo circadiano são o ferro, o cortisol e a testosterona, já que se colhidos a tarde podem estar reduzidos.

  • O consumo de água quebra o jejum?

    Não. Porém em exames de urina, a água não deve ser consumida em excesso para evitar a diluição da urina.

  • A prática de exercício altera os exames?

    É recomendável não praticar exercícios físicos no dia da coleta (antes). Por exemplo, exercícios físicos podem elevar triglicérides e os leucócitos no hemograma.

    Outro exame que é alterado pela prática de exercícios principalmente musculação é a enzima CPK. Seu aumento deve sempre ser analisado com dados clínicos do paciente.

  • Posso realizar exames depois de ter tomado antibióticos?

    A administração de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas pode interferir no resultado, em algumas situações. Sempre informe a coletadora caso tenha tomado.

  • O Laboratório colhe exames com sonda?

    Não. Recomendamos que seja procurado um serviço de enfermagem especializado para este procedimento. Porém o paciente já com sonda pode trazer o material de urina ou vir ao Laboratório para colher material normalmente.

  • A coleta pode ser realizada em qualquer braço?

    Sim. A coleta pode ser realizada em qualquer braço, de acordo com a percepção do coletador, sobre a veia mais adequada e que não cause maior desconforto ao cliente.

    A única restrição é o fato do paciente ter realizado esvaziamento dos gânglios das axilas. Neste caso, a coleta não deve ser feita no braço do lado em que a intervenção ocorreu.

  • Pode ser necessário coletar uma nova amostra?

    Sim. Como os exames laboratoriais têm muitos interferentes em algumas ocasiões, uma nova amostra pode ser solicitada para confirmação do resultado.

  • As fezes podem ser coletadas durante um quadro de diarréia?

    Sim. Muitas vezes o exame de fezes é feito para estabelecer a causa da diarréia.

Orientações de Exames

Deseja fazer um exame nos laboratórios Franco do Amaral? Saiba todas as orientações para o pré-exame.

Acessar
Dúvidas Frequentes

Está com dúvidas sobre exames, procedimentos e outros serviços? Acesse nossa página de dúvidas frequentes e encontra uma resposta.

Acessar
Fale Conosco

Precisa de ajuda de nosso atendimento? Fale conosco enviando uma mensagem ou fale conosco pelo telefone.

Acessar