O Laboratório

Nossa História

Em 2017, o Franco do Amaral se uniu ao Sabin Medicina Diagnóstica, duas empresas tradicionais e reconhecidas pela exatidão e qualidade dos serviços oferecidos a seus clientes.

Ao se juntar ao Sabin, que possui mais de 30 anos de experiência no mercado de medicina diagnóstica, o Franco do Amaral passa integrar todos os benefícios do grupo, especialmente no que se refere ao acesso a novas tecnologias e metodologias, além de diferenciais em exames e serviços

 

Conheça um pouco da história do Franco do Amaral, fundado em 1962.

A semente do Laboratório Franco do Amaral foi lançada em 1950.

Seu fundador, Dr. Roberto Franco do Amaral, após ter cumprido bolsa de estudos no Laboratório de Saúde Pública do Estado de Nova York e no Laboratório de Betesda, concedida pelo Pan American Sanitary Bureau, estava estabelecido, há algum tempo, em SP com um Laboratório de Análises após ter trabalhado na produção de soro e vacinas.

Numa tarde de domingo, atendeu a um convite de colegas da turma, os doutores A. O. Sevá e Antonio Carlos de Souza para vir a Campinas conhecer o Instituto Penido Burnier, onde o doutor J. F. Monteiro Salles procurava um colega para assumir a Direção do Departamento de Análises Clínicas.

Após breve estágio de ambientação decidiu pela mudança para Campinas, influenciado para conhecer mais de perto a cidade de seu avô, doutor Fernando Marinho de Azevedo, um dos primeiros médicos a se estabelecer e clinicar em Campinas.

Pic
Pic

Até meados de 62 permaneceu na Direção do Departamento do Penido Burnier. Naquela época já se temiam as conseqüências da hiper-bilirrubinemia e era freqüente atender recém-nascidos, enviados por Eduardo de Almeida, do berçário da Maternidade logo na vizinhança.

Do relacionamento com o doutor Eduardo de Almeida que presidia a Maternidade, e acordo com o doutor J. A. Piason, Diretor Clínico surgiu a idéia da Maternidade de Campinas ter seu próprio Laboratório.

Assim a 6 de Outubro de 1962, foi fundado o Laboratório Franco do Amaral com a participação do Dr Oscar Gerin que foi companheiro de Laboratório por muitos anos.

Os primeiros anos foram de muito trabalho e perseverança. Não faltou o estímulo e a colaboração da esposa Cida Porto Franco do Amaral e dos filhos Ricardo, Maria Sílvia e do saudoso Roberto Júnior.

É interessante relatar o preconceito na época. Alguns colegas chegaram a advertir da dificuldade em encaminhar uma cliente jovem para fazer exames na Maternidade.

Nos anos 70 os médicos patologistas clínicos Ricardo Franco do Amaral, Luis Alberto Souza e Paulo Clemente Cezar entraram para dar continuidade ao Laboratório com objetivo de serem os melhores, com honestidade e determinação.

O Laboratório pela sua confiabilidade teve que ampliar suas dependências expandindo-se para a casa da Francisco Glicério, 1887 e para o 1º andar do Edifício Thomaz Alves onde hoje se encontra a Central Técnica.

Acompanhando o desenvolvimento de Campinas foi necessário ter um estacionamento para comodidade de seus clientes, e em seguida a casa da Francisco Glicério que foi totalmente reformada para coleta, sendo hoje referida como Unidade Centro.

Em seguida foram construídas mais 3 Unidades de atendimento para melhor acesso aos pacientes:Unidade Amoreiras (UMEX),Unidades Nova Campinas e Unidade Taquaral.

Finalmente o Laboratório todo informatizado está dotado de equipamentos de última geração, prosseguindo um trabalho persistente de 37 anos, que nos seus primórdios iniciava-se com um microscópio, um fotômetro com filtros cambiáveis, com o preparo artesanal dos reagentes, corantes e meios de cultura, chegando aos equipamentos computadorizados e os kits de alta precisão dos dias de hoje.

Nos dias de hoje o patologista clínico Roberto Franco do Amaral Neto e a farmacêutica Flavia Peres Franco do Amaral com muito orgulho e vontade de vencer fazem parte desta nobre equipe que há anos vem trazendo a Campinas e região a excelência em Análises Clínicas.

Pic

Corpo Clínico

• Dr. Ricardo Franco do Amaral

Médico Patologista Clinico –
Gestor Regional

• Dr. Cesar Alex de Oliveira Galoro

 Medico Patologista Clinico – Gestor Médico Institucional

•  Dr. Luiz Alberto Gonçalves de Souza

Médico Patologista Clinico

• Dr. Roberto Franco do Amaral Neto

Médico Patologista Clinico

•  Dr. Mateus Prieto de Souza

CRFSP: 77248 - Farmacêutico Bioquímico - Coordenador de atendimento

•  Dra. Andréa de Oliveira Genovez Aoki

CRFSP-16975 - Farmacêutico Bioquímico - Coordenadora técnica

•  Dra. Ticiana Caetano Meneguesso da Silva

CRBMSP-23121 - Biomédica

•  Dra. Flavia Peres Franco do Amaral

CRFSP – 39189 - Farmacêutica – Bioquímica

• Dra. Hilsamara Yanishi Alves

CRBMSP: 16328 -
Biomédica

• Dr. Bruno Oliveira Barreto

CRFBA: 3751 - Farmacêutico - Bioquímico

• Dr. Jair Elias Teófilo Filho

CRBMSP: 17657 - Biomédico

Qualidade Franco do Amaral

Reconhecimento

O nosso objetivo sempre foi e sempre será ser reconhecido como laboratório de análise clínicas de ponta em Campinas e região. Para isso precisamos prover serviços de medicina laboratorial em nível de excelência de qualidade, contribuir para diagnósticos, terapêuticas, prevenções e prognósticos corretos.

Resultados

Também temos que assegurar ao paciente e ao médico solicitante resultados rápidos e confiáveis e dando todo atendimento necessário para a orientação de exames. Além disso, o desenvolvimento de nossos colaboradores e parceiros.

Precisão

Buscando sempre a obtenção de resultados precisos, o Laboratório Franco do Amaral, foi um dos precursores da criação do Control-Lab, instituído pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica para o controle de Qualidade Total dos exames laboratoriais.

Desempenho

Saliente-se que em 1967 poucos laboratórios candidataram-se à avaliação de seu desempenho laboratorial. Somente sete laboratórios tiveram seus resultados aprovados. O Laboratório Franco do Amaral foi um deles e desde esta data, anualmente, o Laboratório, mês a mês tem a aprovação de seus resultados. São 41 certificados de Excelência de Desempenho Laboratorial dos quais muito nos orgulhamos.

Controle

O controle interno é diariamente realizado com material fornecido por empresas renomadas, controlado estatisticamente, e só depois os aparelhos são liberados para os exames dos pacientes.

Modernidade

O Franco do Amaral utiliza os mais modernos equipamentos de automação nas áreas de bioquímica, hematologia, imunologia, endocrinologia e urinálise, mantendo rigoroso controle de manutenção e de calibração com soros padrões nacionais e importados.

Meio Ambiente

A água utilizada é tratada e controlada seguindo normas internacionais e os reagentes, importados em sua maioria, são de primeira linha e aprovados no seu país de origem e no Brasil, pelo Ministério da Saúde. Nos exames microbiológicos (culturas e antibiogramas), o laboratório utiliza cepas bacterianas, meios de cultura e discos de antibióticos seguindo as normas recomendadas pelo NCCLS (USA).

Fale Conosco

Precisa de ajuda de nosso atendimento? Fale conosco enviando uma mensagem ou fale conosco pelo telefone.

Acessar